010-Últimas exortações e despedida - Gálatas Lição 10[Pr Afonso Chaves]01jun2021

 

LIÇÃO 10 

ÚLTIMAS EXORTAÇÕES E DESPEDIDA 

TEXTO ÁUREO: “Desde agora, ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus”. (Gl 6.17) 

LEITURA BÍBLICA: GÁLATAS 6.1-18 

INTRODUÇÃO Paulo em suas últimas palavras dessa carta exorta os irmãos a viverem a verdadeira lei de Deus que é o amor. Por esta lei o novo homem deve se apresentar sempre para servir ao seu próximo, e se afastar do seu mundo de aparência que somente leva ao egocentrismo. E por fim destaca que o evangelho da cruz traz marcas de renúncia. 

I – O EVANGELHO É PRATICADO NO SERVIR AO PRÓXIMO (VV. 1-10) Os cristãos têm, sim, uma lei a cumprir – a lei de Cristo, que só podem cumprir sendo guiados pelo Espírito. Essa direção espiritual leva a um serviço mútuo dentro da comunidade em que estão inseridos. Cristo cumpriu a lei morrendo na cruz e deu aos cristãos um novo mandamento: amar ao próximo como a si mesmos, assim como Ele os amou. Dessa maneira, enquanto a antiga lei colocava um fardo de preceitos e regras sobre os irmãos, que os mais fracos não conseguiam cumprir, e assim constantemente acusados pelos mais fortes; a lei de Cristo é diferente – ela alivia o homem deste fardo e recomenda que os espirituais tratem com amor aqueles que porventura forem surpreendidos em alguma falha, considerando-se a si mesmos como também sujeitos às mesmas fraquezas. Cada um deve se examinar para ver se suas obras são boas e então se alegrar em si mesmo, contudo, não deve exigir as mesmas coisas dos outros irmãos; ao contrário, deve ajudá-los. Afinal, aquele que semeia na carne colhe apenas uma coisa: a corrupção; ao passo que o que semeia no espírito ceifará a vida eterna. Portanto, deve-se sempre buscar fazer o bem e principalmente aos domésticos da fé e da família (1 Tm 5.8). 

II – O EVANGELHO NOS SEPARA DO MUNDO DAS APARÊNCIAS (VV. 11-15) Era terrível a estratégia dos judaizantes contra aqueles novos convertidos – convencê-los a se circuncidarem para que evitassem a perseguição da cruz; e com isto ainda poderiam se vangloriar de terem conseguido trazer estes para o judaísmo. Contudo, o evangelho da cruz não compactua com essas dissimulações; não há meio termo para aquele que conhece a Cristo; não há o que esconder. Paulo é enfático em dizer que o mundo está crucificado para o cristão assim como o cristão para o mundo, desta maneira as marcas aparentes na carne não têm sentido algum. O que importa mesmo é ter a vida transformada e livre desses fardos pesados que a religião impõe sobre os seus adeptos. Cristo se manifestou para aliviar o homem e dar descanso para sua alma (Mt 11.28-30). A ideia de mundo para Paulo é de que todo homem tem um propósito para viver. Tanto os judeus – a circuncisão – como os gentios – a incircuncisão – têm no seu mundo um significado; contudo, diz Paulo que em Cristo tanto uma coisa como outra não têm nenhum valor, mas sim ser uma nova criatura (cf. Cl 3.9-11). 

II – O EVANGELHO NOS SEPARA DO MUNDO DAS APARÊNCIAS (VV. 11-15) Era terrível a estratégia dos judaizantes contra aqueles novos convertidos – convencê-los a se circuncidarem para que evitassem a perseguição da cruz; e com isto ainda poderiam se vangloriar de terem conseguido trazer estes para o judaísmo. Contudo, o evangelho da cruz não compactua com essas dissimulações; não há meio termo para aquele que conhece a Cristo; não há o que esconder. Paulo é enfático em dizer que o mundo está crucificado para o cristão assim como o cristão para o mundo, desta maneira as marcas aparentes na carne não têm sentido algum. O que importa mesmo é ter a vida transformada e livre desses fardos pesados que a religião impõe sobre os seus adeptos. Cristo se manifestou para aliviar o homem e dar descanso para sua alma (Mt 11.28-30). A ideia de mundo para Paulo é de que todo homem tem um propósito para viver. Tanto os judeus – a circuncisão – como os gentios – a incircuncisão – têm no seu mundo um significado; contudo, diz Paulo que em Cristo tanto uma coisa como outra não têm nenhum valor, mas sim ser uma nova criatura (cf. Cl 3.9-11). 

III – O EVANGELHO TRAZ A MARCA DA RENÚNCIA (VV. 16-18) A mensagem principal de Paulo é de que o novo homem deve se preocupar em viver e andar de acordo com a vontade de Deus. Com isso repousará sobre ele a paz de Deus conquistada por Cristo na cruz, assim como a misericórdia. É de acordo com essa forma de viver que se pode identificar o verdadeiro Israel de Deus. Uma das figuras preferidas de Paulo para se referir à sua própria comunhão com o Senhor Jesus Cristo é a do escravo. Por isso diz para ninguém mais inquietá-lo, pois trazia no corpo a marca de Cristo, assim como os escravos eram marcados com a identificação de seus donos – Paulo usa a mesma linguagem para expressar sua relação com seu Senhor – Cristo (Ez 9.4; Ap 7.2, 3). Por certo, tais marcas não eram de aplausos e tão pouco de aprovação humana, mas de renúncia e de sofrimento por amor ao evangelho. E isto também servia para demonstrar que o ministério e apostolado de Paulo eram incontestáveis (Mt 5.10; 16.24, 25). E assim ele termina sua carta com uma bênção sobre os irmãos. 

CONCLUSÃO O verdadeiro evangelho sempre será exercido sobre a base do amor ao próximo, não importando as diferenças, e a única forma de viver esse amor é pelo Espírito Santo habitando no novo homem e tendo pleno controle de sua vontade. É seguir os passos do nosso Senhor, que renunciou a Si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz. Que cada um nós verdadeiramente possamos renunciar ao nosso próprio ego e viver mais por aqueles por quem Cristo morreu. Assim cumpriremos a verdadeira lei de Cristo.

PARA USO DO PROFESSOR

AUTORIA Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.
APOIO 
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova
Fundada em 29 março de 2009 por Moisés Moreira

Baixe o aplicativo Rádiosnet e ouça nossa rádio no celular onde você estiver 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-net-grata-nova/16059
https://www.radios.com.br/

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL  NO YOUTUBE E DIVULGUE-O PARA OS SEUS AMIGOS E IRMÃOS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

011-A terra é totalmente conquistada - Josué Lição 11[Pr Denilson Lemes]05set2023

009-Deus peleja por seu povo - Josué Lição 09[Pr Denilson Lemes]23AGO2023

012-Zorobabel, Esdras e Neemias, heróis da reconstrução - Heróis da Fé Lição 12[Pr Afonso Chaves]14jun2023