005-A eficácia da graça de Deus - Romanos Parte 5ª [Pb Denilson Lemes]26ABR2016

 MP3 PARA DOWNLOADS.

Lição 5: 
A Eficácia da Graça de Deus 

Texto Áureo:
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor”. (Rm 6.23) 

Leitura bíblica: Rm 6.1-23 

Introdução:  
No cap. 6.1-23 Paulo mostra que a doutrina da Justificação culmina com a Santificação. 
Pela Justificação o homem é livre da culpa do pecado e na santificação é salvo do poder do pecado. Tanto a Justificação como a santificação resulta da eficácia da morte de Cristo e da virtude da sua ressurreição. 
Paulo ressalta que o reinado da graça leva à morte para o pecado, não incentiva a viver nele e para ele. A graça não só livra da culpa do pecado, como também do seu poder. Agora o cristão está unido a Cristo pelo batismo, tem uma nova posição diante de Deus e passa a viver em novidade de vida 

 Identificação com Cristo, na Morte e na Vida (1-8) 
O fato de ser justificado gratuitamente não dá ao cristão o direito de abusar da graça de Cristo (Gl 5.1,13). Mas, pelo contrário, ser cada vez mais grato pela sua graciosidade e se espelhar no seu exemplo de vida.
A liberdade que cristão agora tem não é para fazer o que quer, mas, sim para viver uma vida cristã autêntica. 
O cristão não pode mais servir ao pecado, pois a morte do escravo (velho homem) o liberta da escravidão pela ressurreição em Cristo (v.6), ele está livre para servir a Deus em novidade de vida.
Cristo morreu, foi sepultado e ressuscitou pela glória do Pai.
Agora o cristão deve se identificar com ele na sua morte e na sua nova vida. Afinal ser cristão é parecer-se com Cristo (II Cor. 5.14-17). 

II – Vida Dirigida pelo Espírito Santo (9-16) 
 A partir do momento que o cristão ressuscita com Cristo, ele passa a ter uma nova mentalidade – renovação do entendimento (Rm 12.2). E o que agrada a Deus é que deve orientar as suas vontades e atitudes. Assim como o cérebro orienta o corpo físico a nova mentalidade levará o novo cristão a colocar seus membros à disposição de Deus como instrumentos de justiça (II Cor. 2.14-15). 
O “velho homem” tinha uma mente escravizada pelo pecado e por isso insubmissa ao Espírito Santo. O “novo homem”, porém, submete sua mente ao controle do Espírito Santo e isso o levará a uma vida separada para Deus. 
Com isto o domínio do pecado já não mais existe, pois não está mais debaixo da lei do pecado, mas debaixo da graça. 

III – Novo Modelo de Doutrina para Servir (17-23) 
Paulo dá graças a Deus pelo novo entendimento que os cristãos alcançaram que tendo sido servos do pecado agora estão obedecendo de coração à forma de doutrina a que foram entregues. Esta forma de doutrina significa padrão ou modelo de ensino (II Tm 1,13; Tt 1.9; 2.1) e destaca a importância do novo ensino. 
A mudança de serviço do pecado à justiça se manifesta e se caracteriza pela obediência a um padrão doutrinário bem definido e estruturado, ou seja, o evangelho, ao qual o compromisso do cristão deve ser total e não é opção, mas é aquilo ao que se haviam sujeitado.  

Conclusão: 
Ao fim, então, voltará o cristão às práticas do velho homem sendo já libertos? Afinal o pecado como senhor paga aos seus subordinados o devido salário - a morte. 
Porém, aqueles que são servos de Deus recebem não como pagamento, mas gratuitamente, a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. Portanto cabe ao cristão buscar a cada dia a santificação (I Pe 1.13-16). 

PARA USO DO PROFESSOR

AUTORIA
Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.

APOIO
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova
Fundada em 29 março de 2009 por Moisés Moreira



Baixe o aplicativo Rádiosnet e ouça nossa rádio no celular onde você estiver 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-net-grata-nova/16059
https://www.radios.com.br/

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E DIVULGUE-O PARA OS SEUS AMIGOS E IRMÃOS





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

011-A terra é totalmente conquistada - Josué Lição 11[Pr Denilson Lemes]05set2023

009-Deus peleja por seu povo - Josué Lição 09[Pr Denilson Lemes]23AGO2023

012-Zorobabel, Esdras e Neemias, heróis da reconstrução - Heróis da Fé Lição 12[Pr Afonso Chaves]14jun2023