003-A justificação pela fé em Cristo - Romanos Parte 3ª [Pastor Afonso Chaves]12ABR2016

 MP3 PARA DOWNLOADS.


Lição 3

A Justificação pela Fé em Cristo 

Texto Áureo: Mas, agora, se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos profetas, isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença. (Rm 3.21-22) 

Leitura Bíblica: Romanos 3.21-31 

Introdução 
Na aula passada, estudamos a depravação total do homem afastado de Deus e suas implicações práticas. Hoje, vamos examinar, na carta aos Romanos, a solução divina para essa terrível depravação. Veremos como a justiça de Deus se manifestou por meio de Cristo para assegurar a justificação pela fé a todos os que nEle crêem. 

I – A manifestação da justiça de Deus (3.21-26) 
A Lei e os profetas de Deus prenunciaram a vinda do Messias responsável pela remissão dos pecados do Seu povo (Is 53.4-6). No tempo determinado por Deus, Seu Primogênito se manifestou ao mundo a fim de cumprir perfeitamente a justiça da Lei, com uma obediência irrepreensível; aplacar a ira de Deus, por meio do Seu sacrifício vicário; e tornar-se o justo justificador de todo pecador que depositar sua fé nEle. Deus, com o objetivo de sustentar a retidão da Sua justiça e, ao mesmo tempo, perdoar o pecador, castigou o pecado dos homens com a morte de um substituto perfeito, pois não bastava para Deus perdoar o pecador e deixar o pecado completamente impune. Coube a Jesus Cristo, o Filho de Deus, ser esse substituto perfeito para sofrer pessoalmente o castigo dos nossos pecados, a fim de nos oferecer gratuitamente a Sua justiça por meio da fé (Jr 23.5 e 6). Seu sangue derramado na cruz do Calvário é a “moeda forte” para remir os pecadores da sua vã maneira de viver que por tradição herdaram de seus pais. A preciosidade do Seu sangue é suficiente para cobrir uma multidão de pecados e quitar uma montanha de débitos morais acumulados pelos homens ao longo de uma vida inteira de transgressão da Lei divina (Ef 1.3-14; Tt 3.3-7). 

II – A lei da fé exclui a jactância das obras da Lei (3.27-31) 
Os  judeus normalmente eram subjugados pelo orgulho, isto é pela jactância, oriunda de suas práticas religiosas. Eles se gabavam de conhecer a Lei e os profetas, entretanto, não eram fiéis em cumprir os preceitos definidos por ambos. Eles também se gabavam por serem descendência de Abraão, porém não viviam na mesma fé deste patriarca. Todo zelo religioso judeu em busca da justificação por meio das obras da Lei era contaminado pelo orgulho dos seus esforços. Sendo assim, houve a necessidade da manifestação da justificação por meio da fé para excluir o orgulho, porque ela, a fé, não está baseada no mérito humano, mas sim, no mérito do sacrifício de Cristo. Não podemos nos gabar da obra de Cristo como se fosse nosso mérito; devemos, na verdade, receber todos os Seus méritos e riquezas por meio da fé como uma preciosa herança (Gl 3.13-14; 5.6; Ef 2.11-16). 

III – Abraão, o patriarca da fé (4.1-25) 
Durante o período em que Abraão habitou a terra de Ur, sua vida era destituída da presença do Deus Todo-Poderoso. Mas, aprouve a Deus chamar Abraão do meio da sua parentela para possuir uma terra longínqua e desconhecida. Abraão simplesmente creu na voz de Deus e O obedeceu, levando consigo sua família e bens para peregrinar em busca da terra prometida. E não parou por aí, porque Abraão também creu na promessa divina de conceder-lhe uma descendência, mesmo sendo ele e sua mulher de avançada idade. Abraão não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara, mas sim, permaneceu confiando que Deus era poderoso para cumprir o que havia prometido. Por meio de fé maravilhosa, Abraão foi justificado diante de Deus e, por isso, foi chamado de “o amigo de Deus” (Gn 15.6Tg 2.23). 

Conclusão 
Os argumentos de Paulo deixam claro o meio proposto por Deus para justificar os pecadores: A fé no sacrifício de Cristo. Enquanto as religiões do mundo elaboram cultos e rituais, na tentativa de propor para Deus um meio plausível de reconciliação com o homem, o Evangelho de Cristo é a única proposta de Deus para reconciliar os homens conSigo. 

PARA USO DO PROFESSOR

AUTORIA
Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.

APOIO
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova
Fundada em 29 março de 2009 por Moisés Moreira



Baixe o aplicativo Rádiosnet e ouça nossa rádio no celular onde você estiver 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-net-grata-nova/16059
https://www.radios.com.br/

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E DIVULGUE-O PARA OS SEUS AMIGOS E IRMÃOS





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

011-A terra é totalmente conquistada - Josué Lição 11[Pr Denilson Lemes]05set2023

009-Deus peleja por seu povo - Josué Lição 09[Pr Denilson Lemes]23AGO2023

012-Zorobabel, Esdras e Neemias, heróis da reconstrução - Heróis da Fé Lição 12[Pr Afonso Chaves]14jun2023