002-A Depravação Geral da Humanidade - Romanos Parte 2ª [Pastor Afonso Chaves]05ABR2016

 MP3 PARA DOWNLOADS.


Lição 2
A Depravação Geral da Humanidade 

Texto Áureo: Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer” (Rm 3.11) 

Leitura Bíblica: Romanos 3.9-20 

Introdução 
Considerar cuidadosamente o que a Bíblia diz acerca da real condição dos homens e mulheres afastados de Deus é fundamental para compreendermos o real valor do Evangelho de Cristo. Descobrir a verdade sobre a humanidade pecadora à luz da Bíblia prepara o coração para descobrir a verdade sobre Jesus Cristo à luz da Bíblia. Portanto, nesta lição, vamos estudar a depravação geral em que se encontram todos quantos não creem no Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. 

I – A idolatria e depravação dos gentios (1.18-32) 
A clara manifestação dos gloriosos atributos de Deus através da Sua criação oferece a todos os homens o conhecimento necessário para conscientiza-los acerca da existência de um Deus santo, justo e soberano. Entretanto, os homens não fazem caso dessa maravilhosa manifestação divina presente na criação e preferem seguir os desejos da sua carne, bem como o curso deste mundo tenebroso, ao invés de adorar ao único e verdadeiro Deus. Mortos em ofensas e pecados, como herdeiros da morte adâmica, os homens ignoram deliberadamente o seu próprio Criador a fim de adorar e servir à criação (Rm 5.12; Ef 2.1-3; Tt 3.3). Diante disso, o Senhor abandonou tanto homens quanto mulheres, para se entregarem às suas concupiscências, para desonrarem o seu corpo e afligirem a própria alma. O fascínio proporcionado pelo pecado arrasta multidões em busca de prazer imediato e fácil, porém, traz consigo as aflições de suas consequências amargas e a justa condenação daquele que é o Juiz de toda terra (Hb 3.7-13). 

II – A dureza do coração dos judeus (2.1-3.8) 
O povo judeu, além de contar com a revelação divina presente na criação como os gentios, conta também com a revelação da Lei conforme dada por Deus a Moisés. Os judeus tiveram o privilégio de ser o povo eleito por Deus para receber a revelação da sua Lei (Jo 5.39; Rm 3.1-2). No entanto, desprezam o fato de possuírem uma natureza terrena, inclinada para o pecado semelhantemente aos gentios, e, seguindo o orgulho religioso, proferem juízos contra os gentios sem considerar que comentem os mesmos pecados. Para sermos justos, não basta sabermos julgar os outros de acordo com os princípios da Lei, é preciso praticar a justiça (1 Jo 3.6-7). O Senhor, segundo a Sua justiça, recompensará a cada um conforme as suas obras, a saber: “vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, e honra, e incorrupção; mas indignação e ira aos que são contenciosos e desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade. 

III – Todos estão debaixo do pecado (3.9-20) 
Judeus e gentios se encontram na mesma condição pecaminosa diante de Deus em virtude da natureza terrena de ambos. Todos os homens, desde Adão, se extraviaram da presença de Deus para cumprirem os desejos da carne. Destituídos do temor de Deus, praticam toda sorte de males e injustiças contra o seu semelhante, sem levar em conta o juízo final. Perante a perfeita Lei de Deus, todos os homens são indesculpáveis, portanto, são totalmente condenáveis por suas más obras. Ao considerarmos a indomável inclinação carnal do homem, compreendemos sua absoluta incompetência de se justificar por meio das obras da lei, visto que a lei fornece apenas o conhecimento do pecado, mas, por si só, ela não capacita o pecador a guarda-la (Rm 7.14). O homem natural jamais será capaz de guardar os mandamentos de Deus, mesmo se conhecer cada um dos seus preceitos, porque o desejo da carne sempre prevalecerá sobre a consciência cauterizada pelo engano do pecado.  

Conclusão 
A assustadora condição do homem escravizado pelo pecado aponta para a insubstituível intervenção divina para sua salvação. Visto que o homem é incapaz de se salvar em função da sua depravação, somente um Deus misericordioso e compassivo poderá oferecer uma solução eficaz para o seu problema. 

PARA USO DOS PROFESSORES

AUTORIA
Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.

APOIO
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova
Fundada em 29 março de 2009 por Moisés Moreira



Baixe o aplicativo Rádiosnet e ouça nossa rádio no celular onde você estiver 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-net-grata-nova/16059
https://www.radios.com.br/

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E DIVULGUE-O PARA OS SEUS AMIGOS E IRMÃOS





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

011-A terra é totalmente conquistada - Josué Lição 11[Pr Denilson Lemes]05set2023

009-Deus peleja por seu povo - Josué Lição 09[Pr Denilson Lemes]23AGO2023

012-Zorobabel, Esdras e Neemias, heróis da reconstrução - Heróis da Fé Lição 12[Pr Afonso Chaves]14jun2023