013-A Consagração do Tabernáculo - Êxodo Lição 13 [Pr Afonso Chaves] 24dez2019


MP3 PARA DOWNLOADS

LIÇÃO 13 

A CONSAGRAÇÃO DO TABERNÁCULO 

TEXTO ÁUREO: 
“No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o Tabernáculo da tenda da congregação.” (Ex 40.2). 

LEITURA BÍBLICA: ÊXODO 40.1-16 

INTRODUÇÃO 
Nesta lição será estudada a consagração do Tabernáculo, que só foi possível após a renovação do concerto. Além disso, a riqueza de detalhes que o Senhor exige na sua construção, bem como a prontidão do povo em obedece-Lo em tudo. 
Então o Tabernáculo é acabado e apresentado a Moisés, o qual o consagra, juntamente com os sacerdotes, seguindo-se então a presença do Senhor, que enche a casa. 

I – O TABERNÁCULO É ENTREGUE A MOISÉS 
Somente após a renovação do concerto que fora quebrado pelo povo é que a obra determinada por Deus é iniciada. 
O povo se anima para contribuir com os materiais requeridos e os artífices se apresentam para a construção do Tabernáculo; assim, de posse das ofertas, tanto dos metais quanto dos tecidos, e cheios da sabedoria de Deus, eles se põem a trabalhar. 
É a presença de Deus que é razão da alegria do povo, e um povo alegre tanto contribui quanto se dá diante do altar do Senhor para obedecê-lo e compreender perfeitamente a vontade de Deus (Rm 12.1, 2). 
Assim, toda a obra da tenda da congregação foi acabada, e os filhos de Israel fazem tudo conforme o que o Senhor ordenara a Moisés. Quando a presença de Deus é real no meio do Seu povo, este anda em conformidade com a sua vontade e em total obediência às suas determinações; não questiona os detalhes da obra – simplesmente obedece. 
Ao ver toda a obra que o povo havia feito, como o Senhor ordenara, Moisés abençoa o povo. 

II – DEUS MANDA LEVANTAR O TABERNÁCULO 
Chama muito a atenção os detalhes da obra de Deus e como Ele exige que tudo seja feito de acordo com a sua vontade. 
Por isso fazer a obra de Deus implica em ouvir à Sua voz e em obedecê-Lo. Deus determina a Moisés que o Tabernáculo seja levantado no primeiro mês, no primeiro dia do mês. 
E a ordem da montagem não poderia ser de acordo com a vontade dos sacerdotes. Primeiro seria levantada a Tenda da Congregação – o Lugar Santo e o Santíssimo. 
A primeira peça a ser colocada seria a Arca da Aliança, em seguida coberta com o véu. Depois viria a Mesa, e posto em ordem o que deveria estar sobre ela; depois, o Candelabro, e acesas as suas lâmpadas; e, por fim, o Altar do Incenso. 
Posto tudo em ordem dentro da Tenda, Moisés penduraria a coberta da porta do Tabernáculo. Os próximos utensílios seriam o Altar do Holocausto e a Pia, que ficariam do lado de fora, no Pátio, a Pia entre a Tenda da Congregação e o Altar do Holocausto, e nela seria colocada água. 
Por último, seriam levantados os muros do Pátio ao redor do Tabernáculo. Moisés então passaria a ungir todos os utensílios do Tabernáculo para santificá-los ao Senhor, assim como também a Arão e seus filhos, para a administração do sacerdócio. 
É importante observar que a toda obra inicia-se de dentro para fora do Tabernáculo, do sumo sacerdote para os sacerdotes. E Moisés fez tudo conforme a ordem de Deus (Ex 40.17-20, 33). 

III – A NUVEM COBRE O TABERNÁCULO 
Completada a obra de montagem e consagração, a Glória do Senhor encheu o Tabernáculo, como sinal da Sua presença e aprovação de toda essa grande obra. Assim se cumpre a Palavra de Deus que viria e habitaria no meio do Seu povo. 
Deus estava verdadeiramente tabernaculando entre o Seu povo. E isso era visível pela nuvem. Deus se manifestou de tal maneira que Moisés não podia entrar na Tenda da Congregação. 
A nuvem era um sinal para o povo; quando esta se levantava de sobre a Tenda, eles também deviam se levantar para caminhar. 
Enquanto ela estivesse sobre o Tabernáculo, o povo permanecia acampado. Ou seja, todos os passos do povo eram ordenados por Deus, e a cada dia o olhar do povo estava posto em Deus, esperando Sua determinação para aquele momento. 
A nuvem estava de dia sobre o Tabernáculo, e de noite estava a coluna de fogo, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas. Hoje, o povo de Deus na terra é a Igreja, que conta com a presença viva de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 
No tempo da graça, Deus habita no meio do seu povo através do Emanuel, conforme João 1.14, “e o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”. 
O Senhor Jesus nos fez uma promessa ao seu povo: “não vos deixarei órfãos, tornarei para vós”. Tal promessa se cumpriu no dia de Pentecostes, com o derramamento do Espírito sobre a Igreja, de maneira que a Sua presença é real em nós, e assim somos o verdadeiro tabernáculo que Cristo consagrou pelo Seu próprio sangue (1 Co 6.19; Ef 4.4- 6; 1 Pd 2.4, 5). 

CONCLUSÃO
Após resgatar o povo do Egito, o Senhor o conduziu até o Monte Horebe, onde fez com eles uma aliança, de que faria deles sua propriedade peculiar, se obedecessem aos seus mandamentos. 
No entanto, o povo quebra esse concerto e então Deus não quer mais habitar mais entre eles. Após a intercessão de Moisés, Deus renova o seu concerto e então passa a habitar entre eles através do Tabernáculo, que é uma figura do próprio Cristo, que está hoje em nós e entre nós através do Espírito Santo. 

PARA USO DO PROFESSOR
AUTORIA
Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.


APOIO
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova



Baixe o aplicativo Rádiosnet e ouça nossa rádio no celular onde você estiver 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-net-grata-nova/16059
https://www.radios.com.br/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

011-A terra é totalmente conquistada - Josué Lição 11[Pr Denilson Lemes]05set2023

009-Deus peleja por seu povo - Josué Lição 09[Pr Denilson Lemes]23AGO2023

012-Zorobabel, Esdras e Neemias, heróis da reconstrução - Heróis da Fé Lição 12[Pr Afonso Chaves]14jun2023