012-O bezerro de ouro - Êxodo Lição 12 [Pr Afonso Chaves] 17dez2019


MP 3 PARA DOWNLOADS
LIÇÃO 12 
O BEZERRO DE OURO 

TEXTO ÁUREO:
 “Então, todo o povo arrancou os pendentes de ouro que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão, e ele os tomou das suas mãos, e formou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então, disseram: Estes são teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito” (Ex 32.6).

LEITURA BÍBLICA: ÊXODO 32.1-6 

INTRODUÇÃO A construção do Tabernáculo e a separação e consagração de Arão e seus filhos para o sacerdócio, tudo está no nível de ordenações dadas por Deus a Moisés, que ainda estava no alto do monte Horebe.
Antes disso ser cumprido, acontece o que registra o capítulo 32, alvo deste nosso presente estudo. O primeiro concerto, o povo quebra ao se envolver na idolatria, atraindo assim a ira de Deus que é aplacada pelo mediador – Moisés – por meio da intercessão e de argumentação sábia e no apresentar de um sacrifício de expiação pelos pecados, alcançando o perdão divino e a reconciliação.

I – O POVO SE DESVIA DE DEUS 
Moisés subiu ao monte e lá permaneceu durante quarenta dias e quarenta noites na presença de Deus. Enquanto isso, o povo lá embaixo começa a questionar a Arão pela demora de Moisés. Essa inquietação no meio do povo aflora em um pecado antigo – a idolatria. Então, o povo resolve fazer deuses que o acompanhassem na jornada.
Eles ainda não conseguiam andar por fé e precisavam de um deus que pudesse ser visto, apalpado – ainda que, tendo olhos, não via, e, tendo ouvidos, não ouvia. Assim acabam reduzindo o Deus Criador de todas as coisas a uma mera imagem esculpida em ouro (Is 40.19, 20; 41.7; 42.17).
Arão ordenou que o povo trouxesse seus pendentes de ouro e, trabalhando esse material, moldou um bezerro de ouro e disse ao povo: “Esses são os teus deuses que te tiraram do Egito”. Todo o ouro, prata, tecido que o povo possuía, ou seja, tesouros com que o Senhor enriqueceu o povo, agora é desviado para a idolatria, irritando ao Senhor (Os 2.8; Ez 16.17, 18).
O pecado de idolatria nunca está sozinho no homem, mas sempre será acompanhado por outros tipos de abominação diante de Deus. Apis era um deus egípcio e Baal, fenício; ambos eram representados por um touro, que para aqueles povos era símbolo da fertilidade.
Toda a festa a esses deuses era acompanhada de danças sensuais (vv. 5 e 6). O povo de Israel estava caindo em desgraça, primeiro porque comparava o Deus verdadeiro aos deuses de outras nações, e segundo porque seguiam o modelo daqueles cultos idólatras, diferentemente da proposta de Deus (Rm 1.22-25).

II – O POVO É DE MOISÉS E NÃO DE DEUS 
O Senhor manda Moisés descer do monte porque o povo lá embaixo já havia se desviado de Deus. A expressão de Deus chama a atenção: “...porque o teu povo que fizeste subir do Egito se tem corrompido...”.
Ou seja, após a queda, o povo já não pertence mais a Deus. O próprio Deus fala a Moisés que o povo era dele (Os 1.9). Um Deus santo e zeloso, de boas obras e um povo de coração obstinado, como caminhariam juntos em pleno deserto? Resta apenas uma sentença para o povo – a morte.
Contudo, Moisés é a figura do mediador perfeito e se coloca entre o povo e Deus, recorrendo às promessas de Deus feitas aos patriarcas. Isso é entrelaçar Deus e a sua própria palavra com a qual Ele tem seu único compromisso (Jr 1.11, 12; Is 55.10, 11).
Moisés desce do monte com as duas tábuas de pedra esculpidas por Deus com os Dez Mandamentos. No entanto, o povo já estava desviado dos propósitos de Deus. Havia festa no arraial. O povo estava no auge da alegria, mas mal sabia que era uma alegria efêmera, porque Deus estava irado e Seu juízo não tardaria.
Infelizmente as distrações dessa terra entenebrecem o entendimento do homem e este não tem consciência do perigo iminente. Moisés, ao chegar ao arraial, teve a real noção da situação do povo e quebrou as tábuas no pé do monte (vv. 19, 20).

III – O POVO QUEBRA A ALIANÇA COM DEUS 
O povo, ao fazer uma aliança com outro deus, havia quebrado sua aliança com o verdadeiro Deus. Afinal não se serve a Deus e a baal – não é possível servir a dois senhores. O fato de Moisés ter quebrado as duas tábuas revela que estas já não tinham mais sentido de existir porque o povo já havia quebrado o concerto. Portanto, quem quebra o verdadeiro concerto é o povo; Moisés quebra apenas as pedras que não tinham mais valor.
Arão, ao ser questionado por Moisés, culpa o povo pelo coração obstinado e diz que, ao receber os pendentes do povo, lançou o ouro no fogo “... e saiu este bezerro”. O homem nunca assume as suas responsabilidades diante de Deus.
A idolatria trouxe uma grande desgraça para o povo – morreram dentre eles três mil homens. Mas Moisés se apresenta diante de Deus pelo povo e faz propiciação pelos pecados do povo (vv. 9-14; 25-28; 30,32). Moisés conclama o povo a se converter a Deus, e eles respondem favoravelmente. Então se coloca diante de Deus, que fala com ele face a face. O povo recebe a notícia de que Deus não irá mais no meio deles.
Esta é para o povo uma péssima notícia e eles não se levantam para caminhar. Então Moisés roga a Deus pela Sua presença porque é ela que faz o povo ser diferente das demais nações (Ex 33.1-4; 12-14).
Esta renovação da aliança tem um significado muito importante dentro da teologia. Nota-se que o primeiro concerto, o povo não pode guardar, mas a renovação do concerto é realizada na base da propiciação dos pecados, que reconciliou o povo com o Seu Deus e garantiu a Sua presença com eles. É a partir do segundo concerto que o rosto de Moisés resplandece, e é a partir da renovação do concerto que o Tabernáculo então será levantado, sendo erigido por Moisés e então consagrado a Deus (Ex 34.10-14; 28-30).

CONCLUSÃO 
A atitude do povo em se entregar à idolatria mostrou mais uma vez o seu coração obstinado e também a grande misericórdia de Deus. Quanto ao primeiro concerto, o povo, se desviou e o quebrou; mas, na sua renovação, revelou-se o grande amor de Deus por um povo pecador e, na base da propiciação dos pecados, o povo foi reconciliado com Deus, que então passou a habitar no meio deles.

PARA USO DO PROFESSOR




AUTORIA
Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.


APOIO
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova



Baixe o aplicativo Rádiosnet e ouça nossa rádio no celular onde você estiver 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-net-grata-nova/16059
https://www.radios.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

011-A terra é totalmente conquistada - Josué Lição 11[Pr Denilson Lemes]05set2023

009-Deus peleja por seu povo - Josué Lição 09[Pr Denilson Lemes]23AGO2023

012-Zorobabel, Esdras e Neemias, heróis da reconstrução - Heróis da Fé Lição 12[Pr Afonso Chaves]14jun2023