003-Josué envia dois espias a Jericó - Josué Lição 03[Pr Denilson Lemes]11jul2023.

MP3 PARA DOWNLOADS

LIÇÃO 13

JOSUÉ ENVIA DOIS ESPIAS A JERICÓ 

TEXTO ÁUREO: “E disseram a Josué: Certamente o Senhor tem dado toda esta terra nas nossas mãos, pois até todos os moradores estão desmaiados diante de nós.” (Js 2.24) 

LEITURA BÍBLICA: JOSUÉ 2.1-14 

INTRODUÇÃO Dois homens de Israel são enviados a Jericó para espiar a terra e trazer informações a fim de que Josué preparasse uma estratégia de guerra para sua conquista. Em meio aos projetos humanos, no entanto, percebe-se o agir de Deus tanto no livramento de morte dado aos espias como no projeto de Deus na salvação de uma mulher prostituta e de sua família. O texto também nos mostra que, em meio ao juízo, há também a operação da graça, que é manifestada por meio da fé no socorro de Deus. 

I – A ESTRATÉGIA DE JOSUÉ PARA A CONQUISTA DE JERICÓ (VV. 1-9) Israel estava acampado em Sitim, um lugar situado a leste do Jordão, nas planícies de Moabe, última etapa da caminhada antes de entrar na terra prometida (v. 1). Em primeiro plano, dois homens são enviados para trazer informações importantes para a elaboração de uma estratégia para a conquista de Jericó. Porém, eles são descobertos pelos moradores, mas conseguem se refugiar em uma casa que pertencia a uma prostituta, a qual os protege durante aquela noite, que poderia ter sido a sua última. Acontece que a narrativa faz muito mais que contar a história de uma estratégia humana de guerra; na realidade, o propósito principal é mostrar como uma mulher prostituta alcançou a graça e a misericórdia de Deus em meio ao iminente juízo sobre aquela cidade. “Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados diante de vós” (v. 9). Aquela mulher tinha a convicção de que a sua cidade seria totalmente destruída pelo Deus Todo Poderoso – aliás, não somente ela, mas todos que ali moravam. Como lemos no verso 10, eles haviam ouvido a respeito dos feitos de Deus no Egito, e do que Israel havia feito com os amorreus (Nm 21.21- 26; cf. Ex 15.14). Com isso chegaram à conclusão de que eles também não escapariam – o que era verdade, pois Deus já havia dado ao Seu povo aquela terra muito tempo antes – bastava apenas se completar o tempo, conforme dito a Abrão: “E a quarta geração tornará para cá, porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia” (Gn 15.16, 18-21). Agora, nos dias de Josué, este tempo se completara e Deus agiria para que se cumprisse a Sua Palavra. 

II – RAABE É ALCANÇADA PELA GRAÇA DE DEUS (VV. 10-14) É o conhecimento do que o Deus dos israelitas fez por eles que deixa o povo de Jericó desmaiado. Porém, enquanto todos na cidade estão se ajeitando para não morrer, Raabe está agindo na contramão – ajeitando-se para viver. Para o povo da cidade a presença dos israelitas tinha cheiro de morte, mas para Raabe era uma oportunidade de vida. Tal mensagem se encontra no texto de Paulo aos coríntios, onde o apóstolo diz que a mensagem do Evangelho tem se propagado pela terra anunciando tanto o juízo para os incrédulos como a graça de Deus para os que crêem (2 Co 2.16). Em Romanos 10.17, lemos: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus”, e é exatamente o que ocorreu na vida de Raabe. Ouvir sobre os feitos de Deus é o mesmo que ouvir a Sua Palavra, que gerou nesta mulher algo sobrenatural – a fé. Paulo aos Efésios registrou que a fé não nasce do homem, mas é dom de Deus, ou seja, não é uma atitude terrena e sim espiritual. Notemos que todos na cidade ouviram a mesma notícia, mas somente à mulher prostituta Deus se manifestou (cf. Hb 11.31; Tg 2.25) A graça de Deus na vida de Raabe foi tão poderosa e notória que ela agiu contra o seu rei, arriscando ser condenada à morte. É indiscutível que aquele em cujo coração a fé nasce agirá totalmente contrário ao seu costume antigo. São as obras que vão demonstrar que houve uma real mudança interior e também testificar da viva esperança que agora há nele de ser salvo no juízo vindouro. Dessa forma Raabe esconde os espias, pois sabia que eles eram portadores da salvação que ela almejava para si e para sua família. 

III – A SÚPLICA DE RAABE POR SI MESMA E POR SUA FAMÍLIA (VV. 15-21) Após esconder os espias israelitas e perceber que o perigo já havia cessado, a mulher apresenta o seu pedido àqueles homens, fazendo-os jurar que dariam “a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrareis as nossas vidas da morte” (v. 13). Esta súplica já é resultado da regeneração operada em seu coração, de acordo com Romanos 10.13, que diz que todo aquele que invocar o Nome do Senhor será Salvo. Como dito acima, o milagre da regeneração já havia acontecido; necessitava agora se materializar. E Raabe sai da sua zona de conforto e age em busca daquilo que pulsava dentro de si, e não quer somente para ela, mas também para seus familiares. Na atitude da mulher fica claro que o mesmo Deus que traz o juízo prepara também a salvação. Como sinal de que o acordo havia sido aceito, os espias mandam Raabe amarrar um fio de escarlata na janela de sua casa pela qual eles haviam descido e escapado para fora da cidade. Assim, quando a destruição chegasse ao povo de Jericó, esta casa seria identificada pelos israelitas e Raabe, bem como seus familiares acolhidos dentro dela, seriam poupados, e não pereceriam com o restante da cidade (numa alusão ao modo como os próprios israelitas foram salvos da destruição no Egito). Isto é um testemunho de como, num tempo em que, pela lei, esta mulher, que deveria ser impedida de entrar na congregação do povo de Israel, não apenas foi redimida e acolhida no meio do povo eleito; mas também grandemente honrada, ao entrar para a linhagem da qual se levantaria o Rei de Israel, Davi, e finalmente o próprio Messias: “e Salmom gerou de Raabe a Boaz, e Boaz gerou de Rute a Obede, e Obede gerou a Jessé. Jessé gerou ao rei Davi” (cf. Mt 1.5-6, 17). 

CONCLUSÃO Nesta lição fica claro que Deus tem o controle total da situação e que Seus planos não podem ser impedidos. Embora a estratégia seja humana, visando algo era material, em conjunto está Deus agindo no mundo espiritual para alcançar uma alma escravizada. E ainda permitiu que isto ficasse registrado para nos ensinar uma lição tão preciosa a respeito da Sua salvação em meio ao juízo.

PARA USO DO PROFESSOR  

AUTORIA 
Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.

APOIO 
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova
Fundada em 29 março de 2009 por Moisés Moreira




Baixe o aplicativo Rádiosnet e ouça nossa rádio no celular onde você estiver 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-net-grata-nova/16059
https://www.radios.com.br/


INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL  NO YOUTUBE E DIVULGUE-O PARA OS SEUS AMIGOS E IRMÃOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

011-A terra é totalmente conquistada - Josué Lição 11[Pr Denilson Lemes]05set2023

009-Deus peleja por seu povo - Josué Lição 09[Pr Denilson Lemes]23AGO2023

012-Zorobabel, Esdras e Neemias, heróis da reconstrução - Heróis da Fé Lição 12[Pr Afonso Chaves]14jun2023