008-Davi - Um valente e guerreiro pela fé - Heróis da Fé Lição 06[Pr Afonso Chaves]16mai2023

MP3 PARA DOWNLOADS

LIÇÃO 8 

DAVI – UM VALENTE E GUERREIRO PELA FÉ 

TEXTO ÁUREO: “E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jeftá, e de Davi, e de Samuel, e dos profetas.” (Hb 11.32) 

LEITURA BÍBLICA: 1 SM 16.1-13 

INTRODUÇÃO Muitas coisas podem ser ditas sobre a fé de Davi – um homem que, segundo o testemunho do próprio Deus, era segundo o Seu coração, e que, portanto, merece um lugar de destaque entre as fileiras dos heróis da fé. Na presente lição, consideraremos três episódios que ilustram como, pela fé, este jovem foi corajoso e forte em Deus para enfrentar e vencer seus oponentes, ao mesmo tempo em que soube discernir o tempo certo para agir, confiando na providência e justiça de Deus. 

I – DAVI É UNGIDO REI EM LUGAR DE SAUL (1 SM 16) A história de Davi começa com a visita de Samuel à casa de Jesse em busca daquele que o Senhor havia escolhido para ser rei em lugar de Saul. Sabemos como o jovem Davi, estando no campo encarregado de cuidar das ovelhas de seu pai, sequer encontrava-se em casa quando da chegada do profeta, tendo sido trazido do campo apenas depois que todos os seus irmãos haviam sido rejeitados aos olhos do Senhor. Samuel, seguindo a direção do próprio Deus, unge aquele jovem e então o Espírito do Senhor se apodera dele. Isto significa que, a partir de agora, ele fará coisas grandes e assombrosas em nome do Senhor, suas qualidades, talentos e virtudes pelas quais já era conhecido tornando-se ainda mais evidentes na medida em que a graça de Deus se manifestaria através delas. E, vale lembrar, tudo isto em testemunho a uma fé sólida e genuína deste jovem no Senhor. O primeiro episódio onde esta fé é perceptível na vida de Davi, é narrado na seqüência da sua unção, quando o Espírito do Senhor, que havia se apoderado dele, por sua vez abandona a Saul, e este passa a ser atormentado por um espírito mau. Sendo conhecido e recomendado por sua habilidade com a harpa, Davi é chamado para, através da sua música, tranqüilizar o atormentado Saul, mal sabendo que este – Davi – era o próximo a quem o Senhor entregaria o seu reino (cf. 1 Sm 15.28). Mesmo Davi, naquele primeiro momento, não tinha inteira clareza quanto à natureza ou propósito da sua unção, mas o fato é que, graças a ela, sua música foi poderosa para afugentar o espírito maligno de Saul, e achar perante o rei graça para ser amado por ele e fazê-lo estar na corte. Podemos considerar que a atitude de Davi, em atender ao chamado do rei, foi um ato conseqüente da fé, pois já havia sido ungido pelo profeta, o que certamente lhe inspirou confiança para aceitar um chamado tão elevado quanto o de estar na presença do rei de Israel. 

II – DAVI ENFRENTA O GIGANTE GOLIAS (1 SM 17) Em seguida, passamos ao episódio mais famoso da história do jovem Davi, e que mais claramente ilustra sua fé, que foi seu confronto com o gigante Golias. Neste caso, embora já recomendado como homem valente e homem de guerra, o filho mais novo de Jessé não é convidado a participar da guerra; antes, seu interesse pela situação da batalha é julgada injustamente, como se ele tivesse descido ao arraial para assistir à carnificina. Contudo, ao ouvir as afrontas proferidas pelo gigante filisteu contra o exército de Israel, e ao notar o medo que prevalecia no coração dos seus conterrâneos e irmãos, Davi se dispõe a enfrentar Golias, convicto de que Deus pelejava pelo seu povo: “Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?” Mais uma vez, o jovem Davi confia, não em suas próprias habilidades, mas no Senhor, que o havia ungido, e que, do mesmo modo que feriu o leão e o urso no passado, enquanto cuidava das ovelhas de seu pai, assim o faria ao filisteu: “porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo”, “o Senhor me livrou da mão do leão e da do urso; ele me livrará da mão deste filisteu” (vv. 36-37). Depois de perceber que não seria capaz de ir para a batalha vestindo uma armadura e carregando as armas e equipamentos de guerra, e sabendo que o seu opositor era homem de guerra desde a sua mocidade, nem por isso Davi se sentiu intimidado a recuar, mas antes lançou mão daquilo que já havia usado antes para proteger suas ovelhas: um cajado, uma funda e pedras. Isto mostra que sua confiança estava em Deus, que o livraria do filisteu e o entregaria em suas mãos, e não na eficácia das armaduras e armas de guerra. Então, ao partir para o confronto, mais uma vez vemos a confiança de Davi no poder e socorro de Deus, ao afirmar sua certeza de que venceria o gigante, mesmo numa luta que, aos olhos humanos, pareceria invencível para Davi, mas que, aos olhos da fé que habitava naquele jovem, seria invencível para Golias: “Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo”, “hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão; e ferir-te-ei, e te tirarei a cabeça”, “e saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra”. Assim, Davi prevaleceu sobre o gigante e, conforme havia prometido, assim o fez: arrancou a cabeça de Golias e, por este ato de fé, inspirou o exército de Israel a se levantar e obter sua própria vitória contra os filisteus. 

III – DAVI É PERSEGUIDO, MAS ESPERA NO SENHOR (1 SM 24) A vitória de Davi sobre Golias, ao invés de lhe granjear o favor real, dá início a uma crescente suspeita e inimizade por parte de Saul, na medida em que este começa a entender que, tendo sido rejeitado por Deus, seria substituído no governo de Israel pelo mesmo Davi. Notamos que, embora o jovem filho de Jessé tivesse se tornado um comandante do exército, tendo soldados à sua disposição, e sua fama entre o povo o fizesse ser mais querido até que o próprio rei, nem por isso Davi se valeu de qualquer expediente humano ou traiçoeiro para tomar o lugar de Saul e fazer cumprir, a seu modo, o propósito para o qual havia sido ungido. Pelo contrário, agindo sempre de boa fé para com o rei, mesmo quando este usava de má fé, Davi demonstrava claramente que o Senhor era com ele; e sua prudência e fidelidade a Saul lhe garantiram o reconhecimento e a estima entre o povo (cf. 1 Sm 18.10-16). Somente depois de tentar matá-lo mais de uma vez é que Davi considera afastar-se do rei, a quem sempre fora fiel, e isto dá início a um período de dificuldades, onde precisou manter-se sempre em fuga e escondendo-se de Saul. Mesmo assim, podemos considerar esta atitude como fruto da fé, pois, ao invés de ver na inimizade injustificada de Saul motivo para buscar a vingança contra a malícia deste e por fim àquela aflição que o fazia manter-se longe da sua própria terra, Davi confiava que sua integridade para com seu senhor e o mal que este lhe havia pagado seriam julgados por Deus. Esta certeza fica evidente no episódio em pauta, quando Davi, podendo lançar mão da vida de Saul, não o faz, alegando que Saul era um ungido do Senhor e, mesmo agindo injustamente, era Deus quem o havia constituído rei sobre Israel. Portanto, somente Deus poderia tirá-lo desta posição e colocar Davi em seu lugar: “O Senhor, porém, será o juiz, e julgará entre mim e ti, e verá, e advogará a minha causa, e me defenderá da tua mão” (v. 15). Esta atitude mostra também a paciência de Davi, o qual já tinha mais clara a noção de que sua unção destinava-se a constituí-lo rei de Israel, mas aguardou pacientemente o tempo em que tanto o antigo rei seria deposto como ele mesmo instalado no trono pelas circunstâncias que, sob o controle da providência de Deus, contribuem para o bem daqueles que n’Ele esperam e O amam. 

CONCLUSÃO Davi alcançou testemunho de sua fé pela sua bravura e ânimo para enfrentar as dificuldades e perigos com que se defrontou, fortalecido pela virtude do Espírito que lhe permitiu alcançar ainda maiores vitórias do que aquelas que já havia conquistado antes de sua unção.

PARA USO DO PROFESSOR 

AUTORIA 
Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.

APOIO 
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova
Fundada em 29 março de 2009 por Moisés Moreira




Baixe o aplicativo Rádiosnet e ouça nossa rádio no celular onde você estiver 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-net-grata-nova/16059
https://www.radios.com.br/


INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL  NO YOUTUBE E DIVULGUE-O PARA OS SEUS AMIGOS E IRMÃOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

010-A Igreja e o Mundo - Família Lição 10[Pr Afonso Chaves]04jun2024

004-A Humanidade de Cristo - Cristologia Lição 04[Pr Afonso Chaves]24out2024