009-A Ressurreição e a Vida - Evangelho do Apóstolo João - Lição 09[Pr Afonso Chaves]27ago2019


 
MP3 PARA DOWNLOADS
 
LIÇÃO 9 
A RESSURREIÇÃO E A VIDA 

TEXTO ÁUREO:
“Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá” (Jo 11.25-26). 

LEITURA BÍBLICA: JOÃO 11.1-15 

INTRODUÇÃO 

O presente capítulo do quarto evangelho gira principalmente em torno da ressurreição de Lázaro e das consequências desse grandioso sinal operado por Jesus. Aqui voltamos ao tema da vida, tantas vezes já apresentado em outros sinais e discursos relatados pelo Evangelista. Contudo, neste episódio o Espírito Santo chama a nossa atenção para um aspecto particular da verdadeira vida que Jesus Cristo trouxe ao mundo – o aspecto da vida que vence a própria morte. 

I – JESUS É A RESSURREIÇÃO E A VIDA (VV. 1-27) 
O episódio que temos diante de nós é um dos relatos mais extensos deste evangelho. Aqui, até o momento decisivo em que Lázaro é ressuscitado, vamos encontrar diversos diálogos esclarecedores sobre o propósito do milagre. Começamos, então, observando a importância do que é dito pelo Senhor logo no início da narrativa, ao ser informado sobre a enfermidade de Seu querido amigo: “Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela”. Assim como em outros casos de cura, esta enfermidade também serviria ao propósito de manifestar a glória do Filho de Deus, convencendo a muitos de que Ele é o Cristo e confirmando ainda mais a fé dos que já criam. Com estas palavras e a revelação seguinte, de que Lázaro já estava morto, o Senhor também estava preparando os Seus discípulos para a contemplação de uma demonstração de poder ainda maior que qualquer cura que Ele já havia operado. O encontro de Marta com Jesus, quando Ele se aproximava da aldeia, é um ponto alto da narrativa. Embora não tivesse atendida a sua expectativa de que Jesus, ouvindo que Lázaro estava enfermo, viria de imediato até a aldeia para curá-lo, aquela mulher ainda expressa sua profunda convicção acerca de quem era o Mestre, certamente impactada pelo recente milagre operado em Jerusalém: “Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá”. Mas, ainda que nestas palavras possa estar implícita a fé de que, se Ele quisesse, poderia ressuscitar a Lázaro, com modéstia, Marta se limita a entender as palavras de Jesus: “Teu irmão há de ressuscitar”, como uma referência à ressurreição do último dia. É aí que Jesus responde com palavras que encerram o significado de toda esta passagem: “Eu sou a ressurreição e a vida”. Em primeiro lugar, Cristo veio trazer a verdadeira vida a homens que estavam em trevas e sombras de morte. Logo, receber a luz dessa vida já era uma verdadeira ressurreição, como o próprio Senhor havia explicado antes (Jo 5.24-25). É verdade que o próprio Senhor havia também sinalizado para uma ressurreição no fim dos tempos como algo distinto dessa ressurreição espiritual, embora tendo sido depositada pelo Pai em Suas mãos, para maior certeza dos que criam n’Ele e já desfrutavam da vida pela fé no Seu nome (Jo 5.28-29). Mas agora, para que entendessem que a vida que Jesus trouxe ao mundo é uma vitória sobre a morte em todos os seus aspectos, e por isso é a verdadeira ressurreição (inclusive a garantia da ressurreição do último dia), Ele afirma categoricamente e, no caso de Lázaro, demonstrará a conexão inseparável entre a ressurreição e a vida em Si mesmo. O propósito da passagem, então, é revelar que quem crê no Senhor Jesus já desfruta de uma vida que não pode ser suprimida pela morte e, de fato, não pode mais morrer (cf. Ap 20.6) – ainda que essa realidade haverá de ser plenamente manifestada na ressurreição do último dia (Jo 6.39-40; cf. 1 Co 15.22-26, 54-57). 

II – LÁZARO É RESSUSCITADO (VV. 28-45) 
Os versículos seguintes ao diálogo entre Jesus e Marta são cheios de emoção, e o escritor inspirado revela que o próprio Senhor tomou parte nessa demonstração de fraqueza humana, chorando com os que choram e sentindo as misérias e tristezas que tão facilmente se abatem sobre nós. Mas, por outro lado, Ele também se perturbava, ou se movia muito em espírito, pelas lamentações que faziam sobre como Ele poderia ter impedido a morte de Lázaro – pois essas queixas questionavam a própria glória de Deus, como se limitassem o poder de Jesus fazer alguma coisa depois que Seu amigo falecera. Assim, diante da persistente incredulidade de uns, da limitação de outros em esperar algo maior que a cura de uma enfermidade, e da tristeza de todos, Jesus opera um dos maiores sinais realizados em todo o Seu ministério, chamando Lázaro de volta à vida pelo poder da Sua palavra: “Lázaro, sai para fora”, e sendo imediatamente atendido. Nem mesmo as ressurreições narradas nos evangelhos sinóticos se comparam a esta, pois aquelas foram quase que imediatas à morte da pessoa ressuscitada, ao passo que a de Lázaro ocorreu no quarto dia, quando a deterioração do corpo já estava avançada. Isto faz deste milagre um sinal que confirma o que Jesus havia dito sobre o poder que havia recebido para ressuscitar os mortos no último dia, libertando-os dos seus sepulcros. Considerando isto juntamente com a oração pública que o Senhor havia dirigido ao Pai, como que fazendo prova aos olhos da multidão de que Ele era enviado por Deus, o milagre causou um tremendo impacto sobre os judeus, particularmente os que haviam vindo de Jerusalém. 

III – O CONSELHO PARA MATAR A JESUS (VV. 46-53) 
Se este milagre foi a demonstração final e mais poderosa de que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus, por outro lado, também foi o que levou os líderes do povo de Israel a decidirem pelo Seu fim. Reunidos em Jerusalém, esses homens implicitamente reconhecem que, eventualmente, o povo se voltaria para Cristo devido à eficácia dos Seus sinais (Jo 12.19). Mas eles não estavam preocupados em ter diante de si o próprio Cristo prometido, e sim em perder a liderança da nação, além de uma possível repressão dos romanos que levasse Israel à destruição. Ao que o sumo sacerdote Caifás intervém com a palavra de que um homem deveria morrer pela nação e que esse homem era Jesus – conselho este que é aceito de imediato pelos demais. Esta era uma profecia não apenas no sentido de algo que aconteceria, mas de que era o conselho de Deus revelado através dos profetas do passado (At 2.23). Estando ciente disso, ou não, o sumo sacerdote não presumia maiores consequências da morte de Jesus além da manutenção do estado atual de relativa paz em Israel, sob a tutela do Império Romano. Contudo, João desvenda o verdadeiro sentido dessa palavra, pois a morte de Jesus não impediria que a nação eventualmente fosse destruída, mas seria plenamente eficaz para restaurar o povo de Deus, reunindo em um só corpo com os judeus crentes “os filhos de Deus que andavam dispersos”, ou seja homens de toda tribo, língua e nação (Jo 12.20-24, 31-33). 

CONCLUSÃO 
Se cremos em Cristo Jesus, podemos estar seguros de que nem a morte poderá nos privar do que Deus nos concedeu através d’Ele, pois em Cristo a nossa ressurreição é tão certa como é a nossa vida n’Ele. 

PARA USO DO PROFESSOR




AUTORIA
Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.


APOIO
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova



Baixe o aplicativo Rádiosnet e ouça nossa rádio no celular onde você estiver 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-net-grata-nova/16059
https://www.radios.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

011-A terra é totalmente conquistada - Josué Lição 11[Pr Denilson Lemes]05set2023

009-Deus peleja por seu povo - Josué Lição 09[Pr Denilson Lemes]23AGO2023

012-Zorobabel, Esdras e Neemias, heróis da reconstrução - Heróis da Fé Lição 12[Pr Afonso Chaves]14jun2023