006-O grande mistério da salvação - Carta de Paulo aos Efésios [Pr Afonso Chaves]08ago2017


MP3 PARA DOWNLOADS
LIÇÃO 6: 
O GRANDE MISTÉRIO DA SALVAÇÃO 

TEXTO ÁUREO: 
“A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo” (Ef 3.8) 

LEITURA BÍBLICA: EFÉSIOS 3.1-13 

INTRODUÇÃO 
Este capítulo é formado por duas partes: a primeira, em que Paulo relata o seu ministério entre os gentios (vv. 1-13); e a segunda é a oração intercessora diante de Deus pelos efésios (vv. 14-21), que será tratada na lição 7. 
Deus incumbiu a Paulo o ministério de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, o grande mistério da salvação. 

I – OS GENTIOS SÃO PARTICIPANTES DA MESMA PROMESSA (3.1-6) 
O termo “prisioneiro” entende-se em dois sentidos – o literal, pois Paulo estava em uma prisão física; mas também no sentido de estar preso no chamado, na vocação. 
Por ser portador das revelações do mistério de Cristo e apóstolo entre os gentios, isso trouxe a Paulo muitas perseguições e tribulações (2 Co 11.24-28; 12.7). 
Tais revelações para os judaizantes eram absurdas. A expressão “dispensação da graça” é muito interessante, pois Paulo a utiliza com o propósito de mostrar como Deus o fez como quem tivesse as reservas da casa. 
Ou seja, ele era o portador de tudo o que Deus tinha reservado até então sem revelar; mas agora, através do seu ministério, todos passam a conhecer o grande mistério de Cristo (1 Pe 4.10; Gl 2.7, 8; 2 Pe 3.15). 
Embora Paulo estivesse preso, a mensagem da cruz não. Paulo desempenha o ministério com eficácia. Seu objetivo é ensinar que os gentios são co-herdeiros, fazem parte de um mesmo corpo, ou seja, estão unidos pelo mesmo Espírito, e são participantes das mesmas promessas em Cristo pelo evangelho (Cl 1.24-29). 

II – AS RIQUEZAS INCOMPREENSÍVEIS DE CRISTO (3.7-8) 
Observemos novamente a apresentação do contraste no argumento de Paulo em relação à situação: Paulo como ministro reconhece que o é pelo dom da graça de Deus, ou seja, não é um chamado humano. 
E também que, além do dom, ele necessita do poder de Deus para o exercício do ministério. Apesar de tão grandes revelações, ele é humilde, pois reconhece sua pequenez diante dos demais que também foram chamados. 
Não apenas isso, mas também diante da grandeza e nobreza do trabalho – o de anunciar as riquezas incompreensíveis de Cristo. O termo “riquezas” quer dizer “cuja pista não pode ser achada”. 
Faz muito sentido quando comparamos com 2 Co 4.4; por isso o evangelho deve ser esclarecido, explicado, ensinado, levando em consideração que os ouvintes estão em total escuridão (Mt 4.16). 
É como alguém que ganha um grande prêmio e já está em sua conta, porém ainda não tem conhecimento real do fato. É preciso ajudá-lo a encontrar o caminho. 

III – IGREJA, A MULTIFORME SABEDORIA DE DEUS (3.9-13) 
Tudo isso estava na mente de Deus desde antes do início do tempo, estava guardado, reservado para um tempo determinado, a plenitude dos tempos. 
Deus não está fazendo experiências com a igreja; alguma coisa sai errada aqui, então concerta e tenta de novo. Tudo já está pronto e é pela igreja que tudo isso se torna conhecido. 
E isso é ilustrado através do povo no Egito na época do nascimento de Moisés; embora tudo estivesse quieto e o povo não percebesse, Deus estava agindo no oculto; e o povo se encontrava debaixo de muita perseguição, até que foi revelado Moisés e o plano de Deus.
O propósito de Deus com a igreja não é novo, é desde os séculos (v. 11), mas apenas agora está sendo conhecido dos principados e potestades nos céus (1 Pe 1.10-12). 

CONCLUSÃO 
Portanto, vamos entrar na presença D’Ele com ousadia e confiança pela fé dada a nós nestes dias. É muito glorioso o mistério de Deus com a igreja, o corpo de Cristo, de modo que não podemos ficar 12 assustados com tribulações, dificuldades, etc.; vamos experimentar tudo o que Cristo conquistou por nós na cruz (Hb 10.19-25). 

QUESTIONÁRIO 
1. Por que o ministério de Paulo entre os gentios foi tão atribulado? 
2. Qual o principal ensino de Paulo entre os gentios? 
3. Qual a explicação para a eficácia do ministério de Paulo? 
4. Fale com suas palavras sobre as riquezas incompreensíveis de Cristo. 
5. Como Deus está revelando ao mundo o mistério da salvação?

PARA USO DO PROFESSOR

AUTORIA
Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.

APOIO
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova


Baixe o aplicativo Rádiosnet e ouça nossa rádio no celular onde você estiver 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-net-grata-nova/16059
https://www.radios.com.br/


INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E DIVULGUE-O PARA OS SEUS AMIGOS E IRMÃOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

011-A terra é totalmente conquistada - Josué Lição 11[Pr Denilson Lemes]05set2023

009-Deus peleja por seu povo - Josué Lição 09[Pr Denilson Lemes]23AGO2023

012-Zorobabel, Esdras e Neemias, heróis da reconstrução - Heróis da Fé Lição 12[Pr Afonso Chaves]14jun2023